Aula de Pilates

A aula de pilates consiste em diversas atividades físicas que podem contribuir com benefícios para a saúde, disposição e qualidade de vida de quem pratica. Além disso, pode ser feito com objetos e equipamentos adaptados para cada posição e exercício. Por isso, é importante contar com profissionais que possam contribuir com excelentes resultados.

Saiba onde realizar aula de pilates

Buscando promover a saúde eo bem estar de quem busca por suas soluções, a WP Pilates Saúde possui uma estrutura completa e de qualidade para receber seus pacientes e clientes com qualidade, com estacionamento no próprio prédio, salas climatizadas e acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, por exemplo. Por isso, entre em contato e tenha a sua disposição o melhor que o mercado pode oferecer!

A arte do condicionamento: os benefícios da aula de pilates

Já pensou em um exercício que auxilia a fortalecer, condicionar e aumentar a flexibilidade corporal? Pilates é a resposta e vem repleto de outros benefícios para a saúde física e mental.

Uma das modalidades de exercício que mais vem crescendo com o passar dos anos, é o pilates. Por ser uma técnica acessível e recheada de benefícios, a aula de pilates tem subido no conceito de quem procura por condicionamento e melhora na flexibilidade. Por ser um método individual, o instrutor poderá adaptar as aulas para abraçar a situação atual do aluno e ir aperfeiçoando conforme os meses passam.

Para começar basta ter vontade de continuar se aprimorando, tornar a vida mais saudável e vigor inesgotável em viver. Pessoas da terceira idade também podem fazer aula de pilates, pois um envelhecimento tranquilo também precisa de exercícios para o corpo e mente.

O que é pilates?

Pilates é o nome dado a uma modalidade de exercícios pensados para o aumento da flexibilidade, condicionamento e fortalecimento dos músculos e ossos, além de funcionar como auxílio para problemas de equilíbrio e coordenação motora. Todos os exercícios são pensados para funcionarem no corpo todo, desde a mente até os membros inferiores mais delicados.

As técnicas da aula de pilates têm incorporado alguns movimentos de yoga, artes marciais e exercícios trazidos de segmentos ocidentais. Por ser uma mistura muito bem equilibrada de diversas áreas, acaba trabalhando todo o corpo eficientemente, trazendo saúde e bem-estar.

A intenção do instrutor sempre é melhorar a qualidade de vida dos alunos.

O pilates possui alguns fundamentos bases que guiam a elaboração das aulas e pode funcionar como um norte para as intenções do praticante:

  • concentração: dizem que o segredo para o equilíbrio é a concentração. Essa máxima se prova ainda mais verdadeira dentro da aula de pilates. Ao focar nos movimentos produzidos no momento em que os faz, executando-os sem distrações, isso traz resultados melhores e asseguram a obtenção plena de tudo que o pilates tem para oferecer;
  • controle: uma das bases do pilates é a conquista do controle físico. A prática ponderada e respeitosa dos próprios limites, confiando no seu processo de evolução e aprendizado, esse é o caminho certo para o controle do corpo. Conforme as aulas passam e a consciência corporal se expande, os riscos de lesões durante atividades físicas são reduzidos significativamente. O pilates é uma modalidade de exercícios que exigem precisão e cuidado;
  • “casa de força”: o criador do pilates, o alemão Joseph Pilates (1883-1967) nomeou como “casa de força” o centro do corpo, isto é, os músculos abdominais e da coluna lombar, assoalho pélvico e diafragma. A respiração, o equilíbrio e controle dos movimentos durante a aula de pilates vêm primariamente desse meio do corpo. A energia entregue ao exercício vem dessa “casa de força” e dela passa aos outros membros inferiores. As sessões são pensadas para fortalecer essa área corporal;
  • fluidez: uma das características dos movimentos da aula de pilates (e da técnica trazida por Joseph Pilates) é a fluidez dos movimentos, que se conectam com graça, velocidade e energia. Essa continuidade e ligação é o diferencial em relação as outras modalidades aeróbicas.

Quais os benefícios do pilates?

Por seguir uma técnica muito específica criada com o intuito de melhorar todos os aspectos físicos, a aula de pilates é permeada por benefícios para o praticante. A saúde física e mental são preservadas e cultivadas através dos exercícios, fortalecendo o corpo e mente.

Veja outros benefícios do pilates:

  • melhora da resistência física e mental;
  • desenvolvimento da flexibilidade;
  • reestruturação da postura;
  • ensina a se concentrar de forma eficiente no que está sendo realizado (um ponto positivo que pode ser benéfico fora da aula de pilates também);
  • tonificação muscular;
  • aprimoramento da coordenação motora;
  • melhora o atrito das articulações;
  • alívio gradual de dores musculares;
  • ensina a respirar melhor;
  • relaxamento e bem-estar são palavras-chave;
  • eleva a autoestima;
  • facilita a drenagem linfática e eliminação de toxinas do corpo;
  • promove um conhecimento corporal maior, expandindo, assim, a consciência do próprio corpo;
  • pode ser um grande aliado na perda e controle do peso;
  • fortalece toda a “casa de força”;

Todos esses benefícios podem trazer um envelhecimento saudável, além de tornar o estilo de vida mais consciente. Seu corpo se torna seu melhor amigo e aquilo que você tem maior consciência do controle obtido sobre ele, através da melhora na respiração e do sono. Flexibilidade, boa postura e controle serão todos frutos do seu esforço em conquistá-los.

Idosos podem fazer pilates?

A aula de pilates é planejada de acordo com o praticante, ou seja, existem movimentos e exercícios próprios e adaptados para cada corpo. Por isso, as técnicas abrangem corpos mais velhos, dos quais também precisam se movimentar, mas já têm mais a resistência certa para modalidades de alto impacto.

Pessoas idosas também precisam se exercitar, para alívio de dores, melhora da saúde física e mental. O bem-estar de viver a melhor fase da vida com qualidade pode ser obtido através do pilates.

Idosos interessados podem procurar a WP Pilates & Saúde para complemento no tratamento de problemas ósseos e musculares. Os exercícios podem auxiliar com dores crônicas, resultado da osteoporose, má-postura ou problemas decorrentes do próprio envelhecimento, mas que são amenizados conforme os movimentos certos são praticados. O método, nesse caso, é o uso dos exercícios menos repetitivos e de menor impacto, pensados para evitar o desgaste dos músculos e articulações, fortalecendo com o passar das aulas.

Queixas ligadas à respiração e problemas cardíacos também são frequentes. Os exercícios podem ensinar a respirar melhor e promover o condicionamento físico. Por ser um exercício lento e fluido, sem impactos muito fortes, acaba também controlando possíveis problemas do miocárdio (para condições pré-existentes, ainda é recomendado acompanhamento com o cardiologista).

O fortalecimento muscular e ósseo melhora o equilíbrio e disposição, pontos chave para evitar quedas e fraturas. Além disso, os resultados são bons para a autoestima do idoso e a aula de pilates traz a interação com outros senhores e senhoras, todos com um interesse em comum: viver mais e viver bem.

Sabe as dores nas articulações? A flexibilidade trazida pelo pilates melhora a rigidez delas, por isso os desconfortos e dores são aliviadas gradativamente. Assim como as dore sna coluna e lombar.

No fim, a aula de pilates é um investimento feito em você mesmo.

Onde fazer aula de pilates?

A WP Pilates & Saúde é uma das referências na área de pilates para tratamento de dores e problemas físicos. Há também aulas específicas para mulheres gestantes, desenvolvidas e aplicadas por uma especialista nesse segmento.

Para mais informações e agendamento de aulas, é só entrar em contato através do telefone, WhatsApp ou pelas redes sociais da WP Pilates & Saúde.

Venha investir no que há de mais valioso: você mesmo.

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